Luciene Silveira Brito

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Biodiesel: Redução da poluição ambiental e evolução econômica

 

 

 

 

Artigo apresentado a disciplina:  Controladoria em Agrobusinnes, do 7º Período de Ciências Contábeis do Instituto de Ciência Econômicas e Gerenciais da PUC-Minas-BH.

 

                                                                               Professora: Silvana Maria Figueiredo Santos

 

 

 

 

dndidisd

 

 

 

Belo Horizonte

 20 de Novembro de 2007

Biodiesel: Redução da poluição ambiental e evolução econômica

 

 

Luciene Silveira Brito [1]

 

 

 

Resumo

O presente artigo tem como objetivo ressaltar a redução da poluição ambiental e como a economia poderá crescer por meio do Biodiesel,combustível alternativo e eficiente derivado de fontes naturais renováveis, capaz de reduzir a poluição da atmosfera e alavancar a economia,substituindo o óleo diesel.

Palavras-chaves: Contabilidade; Agronegócio; Biodiesel; Meio Ambiente; Economia.

 

Abstract

The present article has as objective to stand out the reduction of the ambient pollution and as the economy will be able to grow by means of the Biodiesel, alternative fuel and efficient derived from natural sources you renewed, capable to reduce the pollution of the atmosphere and to alavancar the economy, substituting the oil diesel.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

INTRODUÇÃO

 

O artigo em elaboração tem como objetivo, informar sobre a  redução da poluição do meio ambiente com a produção do  biodiesel. Além de ser um produto biodegradável que não polui ,é mais uma opção para o mercado de combustíveis, pois, proporcionará uma maior concorrência no mercado,possibilitando preços mais acessíveis e alavancagem da economia.

 

Para a elaboração deste artigo foram realizadas pesquisas em internet, revistas,livros e periódicos.

 

No agronegócio,observa-se que a agricultura também será impulsionada pelo biodiesel. Essa abrangência do Biodiesel pode provocar vários efeitos, dentre eles ganhos econômicos e sociais,a partir da consolidação do mercado.Esse caminho do biodiesel alavancará o desenvolvimento socioeconômico em todo o território brasileiro, gerando emprego, renda, inclusão social.

 

Esse tema irá proporcionar muitos conhecimentos em relação as várias formas de se produzir o biocombustível, assim como os impactos econômicos e ambientais dessa fonte alternativa de energia renovável para a sociedade em geral.

 

Contabilidade

 

Segundo Marion (2004,p.26)

 

A contabilidade é o instrumento que fornece o máximo de informações úteis para a tomada de decisões dentro e fora da empresa. Com o passar do tempo, o governo começa a utilizar-se dela para arrecadar impostos e a torna obrigatória para a maioria das empresas.

 

     A função de prestar informações é de fundamental importância, porque elas são necessárias ao processo de tomada de decisão pelos gestores da entidade, bem como pelos demais usuários da contabilidade. Os usuários da contabilidade podem ser pessoas físicas ou jurídicas que tenham interesse na avaliação da situação patrimonial da entidade. Os usuários podem ser internos (gerentes,diretores,funcionários em geral), ou externos à empresa (acionistas,instituições financeiras,governo, fornecedores etc).

 

 

Segundo Figueiredo,Caggiano (2004,p.38)

 

Pode-se definir contabilidade como um sistema de informação e mensuração de eventos que afetam a tomada de decisão.É comumente analisada como uma série de atividades ligadas por um conjunto progressivos de passos começando por observação,coleta,registro,análise e finalmente a comunicação da informação aos usuários.

 

 

 

A Contabilidade tem como objetivo, fornecer dados sobre a situação econômica e financeira da entidade, através de demonstrações contábeis, para que seus gestores possam tomar decisões acertadas, que beneficiem a própria entidade. É considerada uma ciência social, pois estuda o patrimônio das entidades, em face das ações humanas.

Agronegócio

 

Agronegócio pode ser entendido como todos os processos de uma cadeia produtiva de produtos agrícolas, desde a plantação da semente até a industrialização.

 

               Agronegócio é a soma de toda uma cadeia produtiva relacionadaaos produtos provenientes da agricultura. Envolve empresas rurais, produtores de insumos agrícolas, maquinários, agroindústrias, empresas de comercialização e o próprio consumidor (FARJADO, 2002, p.100).

 

               

                  Agronegócio pode ser definido como uma soma das operações de produção e distribuição de suprimentos agrícolas, das operações de produção nas unidades agrícolas, do armazenamento, processamento e distribuição dos produtos agrícolas e itens produzidos a partir deles. (SHIKIDA, 1999, p.15)

 

 

     Agronegócio, pode ser entendido como um conjunto de negócios relacionados à agricultura. Esses negócios vão desde os produtores rurais ("dentro da porteira"), tanto pessoa física como jurídica, passando por indústrias de insumos(fertizantes, defensivos químicos, equipamentos...) até os frigoríficos (“fora da porteira”).

 

     O conceito de agronegócio contempla a visão das cadeias produtivas agroindustriais, envolvendo todos os segmentos abrangidos nos setores de insumos,setor da produção rural, setor de transformação(industrialização),setor de distribuição e comercialização, bem como os ambiente institucionais e  organizacionais.

 

Biodiesel

 

     Biodiesel é uma alternativa aos combustíveis derivado do petróleo. Pode ser usado em carros e qualquer outro veículo com motor a diesel. Fabricado a partir de fontes renováveis (girassol, soja, mamona), é um combustível que emite menos poluentes que o diesel.

Biodiesel é um combustível biodegradável derivado de fontes renováveis, que pode ser obtido por diferentes processos tais como o craqueamento, a esterificação ou pela transesterificação. Pode ser produzido a partir de gorduras animais ou de óleos vegetais, existindo dezenas de espécies vegetais no Brasil que podem ser utilizadas, tais como mamona, dendê ( palma ), girassol, babaçu, amendoim, pinhão manso e soja, dentre outras. http://www.biodiesel.gov.br

 

      Esse combustível renovável permite a economia financeira com a importação de petróleo e óleo diesel e também reduz a poluição ambiental, além de gerar alternativas de empregos em áreas geográficas menos atraentes para outras atividades econômicas e, assim, promover a inclusão social.

      Deve-se enfatizar que a introdução do biodiesel aumentará a participação de fontes limpas e renováveis na produção energética brasileira, somando-se principalmente à hidroeletricidade e ao álcool  colocando o Brasil numa posição ainda mais privilegiada nesse aspecto, no cenário internacional.

Meio Ambiente

     A questão do meio ambiente vem sendo cada vez mais discutida. Mudanças no comportamento e na consciência, vem sendo necessárias para preservá-la para se encontrar maneiras que possibilitem o crescimento econômico sem prejudicar gerações futuras.

 

meio ambiente é o conjunto de condições, leis, influências, alterações e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas”. (ROCHA, 2002, p.35)

 

 

Segundo Fogliatti  (1991, p.06)

 

Considera-se meio ambiente o conjunto de elementos constituído pelas águas interiores ou costeiras,superficiais ou subterrâneas,subsolo,ar,flora,fauna e comunidades humanas e os seus inter-relacionamentos.

 

     Pode ser interpretado como um conjunto de condições,leis,influências e interações de ordem física,química e biológica, que permite e rege a vida em todas as suas formas.Fogliatti (p.7,2004).

     Na atualidade esta presente provas do grande desrespeito ao meio ambiente. Há um aumento da degradação do mesmo, reduzindo a qualidade de vida em todo o mundo.

Economia

 

     A economia se preocupa com a maneira como os indivíduos economizam seus recursos, isto é, como empregam sua renda de forma cuidadosa e sadia,de modo a obter o maior aproveitamento possível. Do ponto de vista da sociedade, em seu conjunto, a economia trata de como os indivíduos alcançam o nível de bem – estar mais alto possível a partir dos recursos disponíveis.

 

     É o estudo de como as pessoas e a sociedade decidem empregar recursos escassos, que poderiam ter utilizações alternativas, para produzir bens variados.

Segundo Mendes, Judas Tadeu (2004, p.3)

a economia é uma ciência social, tanto quanto a ciência política, a psicologia e a sociologia. Ela pode ser definida como o estudo da alocação dos recursos escassos na produção de bens e serviços para a satisfação das necessidades ou dos desejos humanos.

 

 

     De acordo com Souza, Nali de Jesus (2003, p.15)  a economia pode ser definida como uma ciência que estuda o emprego de recursos escassos, entre usos alternativos, com o fim de obter os melhores resultados, seja na produção de bens, ou na prestação de serviços.

 

Segundo Mochólon Marcillo, Francisco (1999, p.5), a economia estuda a maneira como se administram os recursos escassos, com o objetivo de produzir bens , serviços e distribuí-los para seu consumo entre os membros da sociedade.

 

DESENVOLVIMENTO

 

Diante dos problemas ambientais,onde a poluição ambiental,  provocada principamente pelo aumento de dióxido de carbono(CO2) na atmosfera,é necessário buscar alternativas  que desgaste menos o meio ambiente, proporcionando melhor qualidade de vida à sociedade.O biodiesel pode ser a solução para este problema.

O biodiesel é um combustível renovável derivado de óleos vegetais, como girassol, mamona, soja, babaçu e demais oleaginosas, ou de gorduras animais, usado em motores de combustão interna com ignição por compressão ou para geração de outro tipo de energia, que possa substituir parcial ou totalmente combustíveis de origem fóssil.

 

Para se produzir biodiesel, o óleo retirado das plantas é misturado com álcool (ou metanol) e depois estimulado por um catalisador. O catalisador é um produto usado para provocar uma reação química entre o óleo e o álcool. Depois o óleo é separado da glicerina (usada na fabricação de sabonetes) e filtrado.

 

O Biodiesel é fabricado através de um processo químico chamado transesterificação onde a glicerina é separada da gordura ou do óleo vegetal. O processo gera dois produtos, ésteres ( o nome químico do biodiesel) e glicerina (produto valorizado no mercado de sabões).

 

O biodiesel poderá ser utilizado futuramente em substituição ao petróleo, visto que,possui várias utilidades dentre elas, por ser uma energia renovável, é um ótimo lubrificante e pode aumentar a vida útil do motor,tem risco de explosão baixo, tem fácil transporte e fácil armazenamento,O uso como combustível proporciona ganho ambiental para todo o planeta, pois colabora para diminuir a poluição do efeito estufa,é uma fonte limpa e renovável de energia que pode gerar emprego e renda para o produtor rural, uma vez que a matéria prima para sua industrialização, vem do cultivo de produtos agrícolas, dentre outros benefícios.

 

 

 

 

 

 

 

CONCLUSÃO

 

Concluímos que o biodiesel pode ser uma das  soluções para diminuir os impactos referentes a poluição do meio ambiente,  provocado pelo aumento de dióxido de carbono na atmosfera.

 

     O biodiesel, promete ser o substituto do petróleo, visto que este combustível alternativo reduz a agressão ao meio ambiente.

 

     Os preços dos combustíveis derivados do petróleo estão cada vez mais altos,mais um motivo para a adoção do biodiesel como fonte de energia, fazendo com que o país se torne menos dependente de países fornecedores de petróleo.

 

     A produção do biodiesel contribui para a geração de empregos no setor agrícola, evitando o êxodo do trabalhador no campo e favorecendo o ciclo da economia.

 

     Diante do estudo realizado, observamos que o país deveria investir em tecnologia, para produção desta fonte de energia, tendo em vista que os custos tendem a diminuir, os impactos ambientais também poderão ser menores, haverá aquecimento da economia principalmente no que diz respeito a agricultura,podendo gerar mais empregos, e melhorando a qualidade de vida na sociedade em geral.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

REFERÊNCIAS

 

MARION, José Carlos. Contabilidade Básica. 7. ed. p.26. São Paulo: Atlas, 2004. 257p.

 

MARION, José Carlos. Contabilidade Empresarial. 10. ed. p.135. São Paulo: Atlas, 2003. 501p.

 

IUDÍCIBUS, Sérgio el al. Contabilidade Introdutória. 7. ed. p.23. São Paulo: Atlas, 1985. 310p.

 

Livro Controladoria- teoria e prática autores:Sandra Figueiredo, Paulo César Caggiano, 3ª edição editora atlas 2004 São Paulo.38p.

 

 

FOGLIATTI,Maria Cristina; FILIPPO,Sandro; GOUDARD, Beatriz. Avaliação de impactos ambientais: aplicação aos sistemas de transporte. Rio de Janeiro,2004 Editora interciência.06,07p.

 

http://www.biodiesel.gov.br acesso 03 de Novembro 2007.

 



[1]    Luciene Silveira Brito - Aluno graduando em Ciências Contábeis- Puc Minas