PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

Instituto de Ciências Econômicas e Gerenciais

Curso de Ciências Contábeis

Controladoria em Agribusiness

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE EM AGRONEGÓCIO NO CULTIVO DA CULTURA PERMANENTE DO CACAU

 

 

 

 

 

 

 

Elias de Souza

Jorge Wallison Soares de Oliveira

Meirielle Rodrigues Gomes

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
Belo Horizonte

20 de novembro de 2007

 

Elias de Souza

Jorge Wallison Soares de Oliveira

Meirielle Rodrigues Gomes

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE EM AGRONEGÓCIO NO CULTIVO DA CULTURA PERMANENTE DO CACAU

 

 

 

 

 

Artigo Científico apresentado à disciplina:

Controladoria em Agribusiness, do 7º período do curso de Ciências Contábeis do Instituto de Ciências Econômicas e Gerenciais da Puc-Minas.

 

Professora: Silvana Maria Figueiredo Santos

                    

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Belo Horizonte

20 de novembro 2007

 

A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE EM AGRONEGÓCIO NO CULTIVO DA CULTURA PERMANENTE DO CACAU

 

 

Elias de Souza, aluno graduando em Ciências Contábeis pela Puc-Minas

Jorge Wallison Soares de Oliveira, aluno graduando em Ciências Contábeis pela Puc-Minas

Meirielle Rodrigues Gomes, aluno graduando em Ciências Contábeis pela Puc-Minas

 

 

RESUMO

 

 

O presente artigo tem como objetivo apresentar os aspectos que envolvem o cultivo da cultura permanente do cacau, principalmente os custos inerentes a sua formação, manutenção, colheita e produção do fruto, bem como o retorno que o produtor poderá obter. Pretende-se analisar o desenvolvimento da plantação cacaueira, demonstrando qual a região mais apropriada para seu cultivo, evidenciando ainda a importância da contabilidade no meio rural.  A metodologia utilizada para desenvolvimento do artigo baseou-se em pesquisas em livros, periódicos e meios eletrônicos. Conclui-se que a Contabilidade em Agronegócio é de suma importância para manter um correto gerenciamento das atividades agrícolas, especialmente na cultura cacaueira em questão.

 

 

PALAVRAS-CHAVE

 

 

Contabilidade, agronegócios, cultura permanente, custos, cacaueiro.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1 INTRODUÇÃO

 

 

            O artigo tem como tema a Contabilidade em Agronegócio aplicada a cultura permanente do cacau. Será feita uma análise do desenvolvimento desta cultura a fim de verificar os custos e resultados esperados na atividade de plantio do cacau.

A escolha do tema deve-se a importância desta atividade que está em fase de desenvolvimento no estado de Minas Gerais. A metodologia para coleta de dados baseou-se em pesquisas bibliográficas e sites ligados ao agronegócio.

 

 

2 REFERENCIAL TEÓRICO

 

 

2.1 Contabilidade

 

 

 De acordo com Baptista e Gonçalves (2004, p. 345) a Contabilidade é uma ciência que tem como objetivo o estudo do patrimônio a partir da utilização de práticas desenvolvidas para coletar, registrar, acumular, resumir e analisar os fatos que interferem na situação patrimonial de uma empresa.

Segundo Gouveia (2001, p. 36), a Contabilidade é um sistema muito bem idealizado que permite registrar as operações de uma empresa que possam se expressar em termos monetários, e informar os reflexos dessas operações na situação econômico-financeira dessa empresa em um dado período.

A Contabilidade desempenha um importante papel no desenvolvimento das organizações, pois é responsável por subsidiar com informações o processo de tomada de decisão de seus usuários, sejam eles internos ou externos (CONTABILIDADE e ciclo de vida organizacional: uma contribuição recíproca, mar/abr. 2003, p.45).

De acordo com autores citados acima, a Contabilidade é uma ciência de suma importância para o gerenciamento, desenvolvimento, crescimento e principalmente para a tomada de decisão no que se refere a situação econômica e financeira de uma organização. A Contabilidade divide-se em vários ramos, dentre eles a Contabilidade em Agronegócios.

2.2  Agronegócio

 

 

O Agronegócio engloba todos os elos da cadeia produtiva agrícola, antes e depois da porteira. Envolve todo o sistema que compõe a cadeia produtiva de alimentos e serviços relacionados ao setor rural, desde a produção de insumos, fertilizantes, máquinas agrícolas, agroindústria, setor de embalagens, etc.(http://www.portaldoagronegocio.com.br).

As atividades rurais e aquelas ligadas a elas não poderiam viver isoladamente, por isso criou-se uma metodologia para estudo da cadeia agroalimentar e cunharam o termo agribusiness. O processo que envolve alimentos e fibras é muito maior do que simplesmente a produção rural, incluindo muitas atividades antes da porteira e depois da porteira (MEGIDO, XAVIER, 1998, p. 35).

O agronegócio é uma complexa rede de troca de mercadorias, serviços, dinheiro e informações que ocorrem entre os diversos envolvidos de uma cadeia produtiva, antes, durante e depois da porteira (SANTOS, ago. 2007).

O agronegócio envolve todo o ciclo produtivo no meio rural, desde a compra de insumos, máquinas e equipamentos, até a venda dos produtos para o consumidor. Dentro da produção a mensuração dos custos é relevante para verificar se o negócio está sendo rentável, visando reduzi-los ao máximo possível.

 

 

2.3  Custos

 

 

Gasto relativo a bem ou serviço utilizado na produção de outros bens ou serviços (MARTINS, 2001, p. 25).

Representa um sacrifício de recursos, independentemente de ser pago de imediato ou pago no futuro o custo do item é estabelecido pelo seu preço (MAHER, 2001, p. 64).

O custo da cultura engloba todos os gastos identificáveis direta ou indiretamente com a cultura ou produto (MARION, 2002, p. 38).

 

 

 

 

2.4  Cultura Permanente

 

São aquelas que permanecem vinculadas ao solo e proporcionam mais de uma colheita ou produção (MARION, 2002, p. 41).

Não estão sujeitas ao replantio após a colheita, uma vez que propiciam mais de uma colheita ou produção, apresentam prazo de vida útil superior a um ano, como por exemplo: laranjeira, macieiras, plantações de café, etc. (http://www.portaldecontabilidade.com.br.)

Culturas permanentes ou perenes são aquelas que duram mais de um ano e proporcionam mais de uma colheita. Os custos para a formação da cultura serão considerados ativo permanente imobilizado e todos os custos com adubação, formicidas, mão-de-obra, seguro da cultura, sementes, mudas, produtos químicos, depreciação de equipamentos utilizados na cultura, são acumulados na conta cultura permanente em formação. Quando a cultura estiver formada, transfere-se o valor acumulado para a conta de cultura permanente formada.

 

 

2.5  Cacaueiro

 

 

O cacaueiro é uma planta americana, difundida na América central e o norte da América do sul e na bacia amazônica, é uma planta perene, arbórea e dicotiledônea (http://www.criareplantar.com.br).

 

 

3 CULTURA PERMANENTE DO CACAU

 

 

            A pesquisa foi realizada com base em informações adquiridas por meio de jornais, livros e sites eletrônicos. Onde foi constatado que o cacau está sendo cultivado no estado de Minas de Gerais de forma experimental, buscando-se um retorno satisfatório para o produtor. A Contabilidade em agronegócio é muito importante, pois envolve tudo que é preciso para prepara a atividade rural. Assim é possível verificar o processo de produção e contabilização dos fatores envolvidos nesta atividade de cultura perene, como é demonstrado no fluxo abaixo:

 

O cacau como toda cultura perene passa por todas as etapas do fluxo apresentado acima, na fase de formação entra todo o gasto para o preparo do plantio do cacau. Nesta fase o agricultor precisa das mudas de cacau para o plantio, o que representa um dos problemas enfrentados pelos produtores devido ao custo dessas mudas e também a sensibilidade que o cacau tem a vassoura-de-bruxa uma praga muito temida nesta produção. Por isso os agricultores realizam estudos para a produção de clones resistentes a esta praga (http://www.ceplac.gov.br).

 Para que haja um crescimento saudável os pés de cacau precisam de sombreamento temporário e definitivo. Por isso muitos agricultores plantam junto ao cacau bananeiras que oferece a sombra temporária aos cacaueiros. Para iniciar a plantação, a adubação do solo deve ser realizada com 60 dias de antecedência, incorporado dentro de cada cova, após o plantio a adubação é aplicada em cobertura ao redor das plantas, em três parcelas no período das chuvas, de acordo com a idade das plantas. A manutenção se dá pela irrigação e controle das possíveis pragas que possam surgir (http://www.ceplac.gov.br).

Ainda vão incorporar os custos para formação da cultura a mão-de-obra, encargos, seguros da cultura, arrendamento de equipamentos e terras, depreciação de equipamentos, etc. Contabilmente nesta etapa a cultura em formação vai estar classificada dentro do ativo imobilizado da fazenda (MARION, 2002, p. 38-41).

Passa-se daí ao esboço da primeira safra, onde o pé já atingiu sua maturidade, o cacau, especificamente demora em torno de dois anos e meio para chegar a este estágio. Nesta etapa ele continua classificado no ativo imobilizado da fazenda, mas com depreciação, uma vez que o pé já está formado e se esforçando para produzir (BEGHINI, 2007, p.3).

Durante a produção a preocupação passa a ser em relação a venda, depois que a cultura estiver formada passa a ter a formação do produto, a colheita em andamento, classificada no ativo circulante.

 Na fase de colheita em andamento têm-se os custos com roçadas para manter a cultura limpa, desbrotas, para eliminar ramos ladrões, podas para dar forma a planta e facilitar os tratos culturais e as colheitas. O controle sistemático às pragas, formigas e outros insetos, com produtos específicos também é importante nesta etapa, além dos custos com mão-de-obra, e depreciação do pé formado (MARION, 2002, p. 43-45).

Após o término da colheita o saldo é transferido para produtos acabados, onde é agregado o custo de beneficiamento, acondicionamento, etc. Os produtos são baixados a medida que as vendas são realizadas, transferindo o valor do custo para conta de custo dos produtos vendidos, podendo apurar lucro ou prejuízo na operação (MARION, 2002, p. 43-45).

 

 

 

 

4 PRODUÇÃO CACAUEIRA E O RETORNO ESPERADO

 

 

            A produção do cacau no Brasil está concentrada no estado da Bahia, porém após pesquisas verifica-se que há investimentos dos produtores rurais na Zona da Mata no estado de Minas Gerais, devido ao clima e solo propícios para o cultivo desta cultura perene (BEGHINI, 2007, p. 1-4).

            Como já foi visto o cacau demora dois e meio para dar frutos, e seu cultivo só é renovado após quarenta anos. Os frutos são colhidos duas vezes ao ano, no entanto pode-se ter frutos por todo ano.

            Como o cacaueiro precisa de sombra os agricultores realizam um consórcio de culturas plantando junto com o mesmo, bananeiras, que funcionarão como sombra temporária até a estabilização de frutos do cacaueiro. Para dar a sombra definitiva eles utilizam a cotieira, que é uma árvore de maior porte da qual se extrai óleo para biocombustível (BEGHINI, 2007, p. 1-4).

            Muitos produtores cultivam o feijão para aproveitar o solo e aumentar a possibilidade de receita, já que irá colher feijão, banana e futuramente, cacau e óleo para biocombustível. Esta consorciação diminui os custos, pois o produtor não deixa a terra parada.

            O mercado do cacau é deficitário uma vez que o consumo global gira em torno de 3,5 milhões de toneladas e a produção 3,4 milhões (BEGHINI, 2007, p. 1-4).

            Verifica-se então que se os produtores conseguirem manter a plantação, reduzir seus custos e aumentar a produtividade o retorno será satisfatório, uma vez que existe demanda para o produto.

 

 

5 CONSIDERAÇÃO FINAIS

 

 

            A elaboração deste artigo possibilitou a visualização da aplicabilidade da Contabilidade em agronegócio no meio rural, especialmente no cultivo do cacau.

Conclui-se que para obter um retorno benéfico com a sua produção o agricultor rural deve ter condições de mensurar seus custos e verificar a possibilidade de novos investimentos como o consórcio de culturas, por exemplo. Por isso a importância da Contabilidade no meio rural, pois ela auxilia nesta análise e no processo de tomada de decisão dentro da fazenda.

Em relação à cultura do cacau verifica-se que há uma demanda não atendida no mercado, o que aumenta a possibilidade de sucesso do produtor cacaueiro.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

REFERÊNCIAS:

 

 

BAPTISTA, Antônio Eustáquio; GONÇALVES, Eugênio Celso. Contabilidade Geral. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2004. Cap, p. 345.

 

BEGHINI, Ricardo. Cacaueiro em terras mineiras. Estado de Minas, Belo horizonte, 10 set. 2007. Agropecuário, p. 1-4.

 

COMISSÃO EXECUTIVA DO PLANO DA LAVOURA CACAUEIRA-CEPLAC. Características gerais do cacau. Disponível em < http://www.ceplac.gov.br >. Acesso em: 02 nov. 2007.

 

CONTABILIDADE e o ciclo de vida organizacional: uma contribuição recíproca. Revista brasileira de contabilidade, Brasília, n.140, p.45, mar/abr. 2003.

 

CRIAR E PLANTAR. Cacau generalidades. Disponível em <http://www.criareplantar.com.br>. Acesso em: 02 nov. 2007.

                                                                                                                                                                          

GOUVEIA, Nelson.Contabilidade Básica. 2 ed. São Paulo: Harbra, 2001. Cap. 1, p.36.

MAHER, Michael. Contabilidade de custos: criando valor para a administração. São Paulo: Atlas, 2001, p. 64.

 

MARION, José Carlos. Contabilidade rural: contabilidade agrícola, contabilidade da pecuária, imposto de renda-pessoa jurídica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2002, p. 38-45.

 

MARTINS, Eliseu. Contabilidade de custos. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2001, p. 25.

 

MEGIDO, José Luiz Tejon; XAVIER, Coriolano. Marketing & Agribusiness. 3 ed. São Paulo: Atlas, 1998. Cap. 2, p. 35.

 

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS. Pró-Reitoria de Graduação. Sistema de Bibliotecas. Padrão PUC Minas de normalização: normas da ABNT para apresentação de artigos de periódicos científicos. Belo Horizonte, 2007. Disponível em <http://www.pucminas.br/ biblioteca/>. Acesso em: 02 nov. 2007.

 

PORTAL DE CONTABILIDADE. Atividades Rurais Contabilização. Disponível em <http://www.portaldecontabilidade.com.br>. Acesso em: 02 nov. 2007.

 

PORTAL DO AGRONEGÓCIO. O agronegócio. Disponível em < http://www.portaldoagronegocio.com.br>. Acesso em: 02 nov. 2007.

 

SANTOS, Silvana Maria Figueiredo. Controladoria em Agribusiness . Belo Horizonte: PUC-Minas-BH, ago. 2007. Notas de aula.