GESTÃO AMBIENTAL

 

Werno Herckert *

Contador

 

 

As  decisões na empresa devem ser tomadas visando à harmonia  entre o patrimônio e o entorno ecológico, principalmente na organização  que utiliza recursos naturais, e assim, fazer crescer  a importância da gestão ambiental  na indústria que facilmente ultrapassa o limite de resíduos que poluem o ambiente.

 

A célula social que utiliza recursos naturais nos processos e produtos, na maioria das vezes, gera variados tipos de resíduos, contribuindo na contaminação do ar, água e solo e para isso a organização deve destinar parte das suas aplicações na melhoria e proteção do meio ambiente, suportando uma série de custos que serão identificados e registrados contabilmente de forma separada dos custos empresariais.

 

Defender o meio ambiente, na atualidade, passou a ter  influência nas estratégias da célula social, algumas empresas estão aderindo a nova filosofia da satisfação das necessidades do cliente, a melhoria da vida à comunidade, tentando solucionar os problemas da poluição no meio ambiente natural com vistas a sustentabilidade que é satisfazer as necessidades do presente sem comprometer o futuro do meio ambiente natural e com isso há uma crescente preocupação em maximizar as oportunidades de reciclagem.

 

A direção, na sua gestão ambiental, deve aplicar na reciclagem dos resíduos, visar minimizar a poluição ambiental, fazer uso racional da natureza para industrialização de suas mercadorias e na  educação de seus clientes no uso dos produtos gerado pela empresa.

 

O consumidor vê o produto quanto à qualidade e o menor preço, e mais recente, também, o cuidado que a empresa tem com o meio ambiente natural e aumenta a procura por produtos sem agrotóxicos.    

 

O empresário começa a se dar conta que a gestão ambiental não veio para prejudicar a prosperidade e a economicidade  patrimonial de sua empresa, mas, sim como um novo desafio para agregar valor ao seu produto,  dar  demonstração de sua existência e servir à comunidade.

 

No seguinte exemplo demonstra-se que é possível  diminuir a poluição gerada pela atividade econômica da célula social.

 

A Astra em sua gestão ambiental apresentou o seguinte:

 

Consumo médio mensal de sacos  plásticos para o lixo:

1998 -  1133

2002 -   933

Redução de 18%

Quantidade média anual de resíduos industriais depositados em aterro sanitários:

1996 a 1998 – 43 t

2002                                         - 12 t

Redução de 72%

Quantidade média anual de caçambas na empresa:

1998 – 44

2002 -   8

 

Redução de 82%

Fonte: Gestão ambiental – ASTRA

 

São inúmeros os exemplos que poderíamos demonstrar, da  preocupação do empresário, para encontrar o melhor caminho da sustentabilidade em seus empreendimentos.

 

A gestão ambiental veio para ficar e cresce, a nível mundial, a sua importância para minimizar a poluição ambiental e a organização deve  dar-se  conta da necessidade do desenvolvimento sustentável para o bem da humanidade.

 

* Membro da Academia Brasileira de Ciências Contábeis

   Membro da Associação Científica Internacional do Neopatrimonialismo