A Receita Federal disponibilizou, nesta terça-feira (1º), a versão atualizada e completa da declaração pré-preenchida do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2025. A modalidade, que tem como objetivo facilitar o preenchimento e reduzir erros por parte dos contribuintes, já apresentou falhas logo no primeiro dia, segundo relatos de profissionais da área contábil e usuários.
Entre os principais problemas encontrados durante o uso da pré-preenchida estão a ausência de informações financeiras relevantes, inconsistências em dados de saúde, erros em nomes de instituições bancárias e omissão de dados sobre investimentos no exterior.
Contribuintes também relataram em postagem no Instagram do Contábeis que, após a liberação dos dados, o sistema apresentou instabilidades que impediam a abertura completa da declaração para o preenchimento. Em determinados momentos, tanto o site do e-CAC quanto o portal Meu Imposto de Renda exibiam a mensagem de erro "503 - Serviço Indisponível".
Quando a página conseguia ser acessada, os contribuintes se deparavam com uma nova falha, acompanhada do aviso: "Ocorreu um erro inesperado. Por favor, tente novamente mais tarde. Se o erro persistir, contate o suporte do sistema."
Foto: reprodução
A liberação parcial da funcionalidade impactou diretamente a rotina dos escritórios contábeis. O contador e administrador de empresas, Vander Jacom Júnior, explica que a liberação ainda que incompleta permitiu otimizar o trabalho de coleta de documentos e organizar a ordem de envio. “Orientei meus clientes a me enviarem a documentação com antecedência. Com isso, consegui organizar os atendimentos por ordem de chegada. Foi uma estratégia eficiente diante das limitações do sistema”, destacou.
Com a liberação completa a partir de abril, esperava-se a inclusão de dados adicionais, como classificações detalhadas de bens e informações sobre contas internacionais. “A expectativa é que a pré-preenchida ajude a agilizar o processo e reduzir erros. No entanto, é preciso atenção redobrada, principalmente com os dados de bancos cooperativos, que já causaram problemas em anos anteriores”, alertou Jacom.
Apesar da promessa de maior praticidade, a versão mais recente da declaração pré-preenchida exige cuidados adicionais. O prazo final para envio do IR 2025 é 30 de maio, e quem não cumprir esse prazo está sujeito a multa mínima de R$ 165,74, podendo chegar a 20% do imposto devido.
Segundo o empresário e diretor da JCS Contabilidade, José Cloves Silva, a instabilidade do sistema da Receita e os erros na pré-preenchida impactaram diretamente a rotina dos escritórios contábeis. Ele afirma que a expectativa dos profissionais é que a Receita promova maior integração com bancos, fontes pagadoras e convênios médicos para evitar essas falhas. O especialista recomenda ainda que os contribuintes revisem com atenção os dados pré-preenchidos, conferindo especialmente:
Para Vander, mesmo a versão parcial da pré-preenchida ajudou a antecipar a coleta de documentos e organização da demanda. No entanto, ele reforça que a conferência dos dados é indispensável. “Já tivemos problemas em anos anteriores com dados de bancos cooperativos. A responsabilidade é sempre do contribuinte, mesmo com dados gerados automaticamente.”
Profissionais da contabilidade relataram que a plataforma enfrentou instabilidades desde as primeiras horas da liberação. Cloves Silva, afirma que houve dificuldades já no acesso inicial ao portal Meu Imposto de Renda via GOV.br, com falhas que impossibilitaram o carregamento do layout da declaração e lentidão no carregamento dos dados.
Foto: reprodução
Além das falhas técnicas, ele aponta ausência de dados pessoais essenciais, como informações sobre dependentes, além de divergências em despesas médicas e falta de informes de fontes pagadoras. “Essas falhas nos obrigam a redobrar a atenção na conferência dos dados antes do envio da declaração, o que compromete a agilidade prometida pelo sistema.”
As reclamações no site Downdetector, que monitora instabilidade em serviços e portais, dispararam. A falha persistiu até o começo da tarde desta terça-feira.Usuários relataram que os dados de rendimentos estão sendo preenchidos de forma incorreta na pré-preenchida, o que pode comprometer a restituição ou gerar autuações.
A instabilidade gerou uma série de reclamações de contribuintes nas redes sociais. Usuários ironizaram o fato de o programa ter sido lançado em 1º de abril, conhecido como Dia da Mentira, e criticaram o atraso na liberação do sistema.
Contadores alertaram também para as falhas nos dados fornecidos pela Receita Federal; inconsistências em rendimentos, despesas e investimentos exigem atenção redobrada.
Sistema da Receita volta a apresentar falhas técnicas, segundo usuários
Em outra crítica recorrente, internautas apontam que os sistemas digitais da Receita seguem apresentando instabilidades ano após ano, sem resolução definitiva.
Reclamações sobre verificação em duas etapas do GOV.br também se intensificaram. A exigência de autenticação em duas etapas no acesso ao GOV.br gerou uma onda de insatisfação. Profissionais relatam dificuldade no atendimento por conta desse obstáculo.
Plataforma e-CAC inacessível e dados de 2024 indisponíveis
O site da Receita chegou a ter 221 reclamações às 10h47. No portal Gov.br, o maior registro de queixas foi às 13h04, com 87. Já o e-CAC teve 74 reclamações às 9h49.
A indisponibilidade dos informes de rendimentos no e-CAC, essencial para conferência de dados, também foi um ponto de destaque entre as críticas.
Mensagens de erro atrapalham o envio da pré-preenchida
Frases como “não foi possível obter a pré-preenchida no momento” se repetiram nas tentativas de acesso, frustrando contadores e contribuintes que aguardavam pela liberação total do sistema.
Dados zerados e falta de atualização: "nada novo", dizem usuários
Outro problema recorrente apontado nas redes foi o carregamento de dados zerados, mesmo após a liberação da versão completa da pré-preenchida.
Essas manifestações refletem um apelo recorrente entre profissionais e usuários, que apontam falta de preparo técnico da Receita para suportar o volume de acessos e garantir a integridade das informações geradas automaticamente.
A Receita Federal reconheceu a existência de instabilidade técnica na plataforma Meu Imposto de Renda, mas informou que o problema não afeta os contribuintes que utilizam a versão do programa instalada no computador para preencher a declaração pré-preenchida. Em nota, o órgão declarou: “A Receita Federal do Brasil (RFB) e o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) estão empenhados na identificação das causas e na solução da instabilidade”.
Já o carregamento dos dados da declaração pré-preenchida ocorreu conforme o planejado e estava disponível para os contribuintes a partir das 9h desta terça-feira (1º). Foram liberadas informações referentes a remessas de bancos nacionais e estrangeiros, aquisição e venda de bens e direitos em 2024, doações realizadas em 2023, além de dados sobre previdência privada e criptoativos.
No dia 17 de março, a Receita Federal disponibilizou dados cadastrais dos contribuintes e valores informados por empregadores, instituições imobiliárias, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e prestadores de serviços de saúde.
A Receita Federal reforça que, apesar da praticidade da pré-preenchida, a responsabilidade pela veracidade das informações é do contribuinte. Por isso, profissionais recomendam uma checagem rigorosa antes de finalizar o envio.
José Cloves destaca cinco pontos cruciais para evitar inconsistências:
Já Vander reforça a importância de revisar os valores de rendimentos e os impostos retidos na fonte. “Erros nesses dados podem comprometer o valor da restituição ou gerar imposto adicional. Também é fundamental verificar a existência de contas no exterior, pois a Receita já possui acesso a esses dados por meio de acordos internacionais.”
Em caso de inconsistências, o procedimento indicado é identificar a origem do erro e solicitar a correção junto ao informante. “Se houver divergência em rendimentos de aluguel, por exemplo, o contribuinte deve entrar em contato com a imobiliária e pedir a retificação. Isso evita questionamentos futuros e reduz o risco de cair na malha fina”, explicou.
A liberação tardia da pré-preenchida comprometeu o fluxo de atendimento dos escritórios contábeis e atrasou a transmissão das declarações. “Nas primeiras semanas, o movimento foi bem menor, pois muitos clientes aguardaram a versão completa. Com isso, nossa agenda ficou mais apertada agora, diante do acúmulo de declarações”, relatou Cloves.
“Muitos clientes optam por esse formato justamente pela facilidade de acesso às informações consolidadas pela Receita, como informes de rendimentos e recebimentos de aluguéis. Com as falhas, o cronograma ficou comprometido”, completou.
Ambos os profissionais apontam melhorias que poderiam ser adotadas pela Receita Federal. Entre as sugestões, estão:
Uma recomendação recorrente dos especialistas é que os contribuintes antecipem a organização dos documentos e disponibilizem o acesso ao portal GOV.br para seus contadores, preferencialmente nos níveis Prata ou Ouro, com liberação temporária da autenticação em duas etapas. “Isso facilita a consulta e preenchimento com base nos dados oficiais da Receita, evitando erros e omissões”, esclareceu Jacom.
Em paralelo, os profissionais recomendam que, para aqueles que optarem por não compartilhar o acesso, todos os documentos sejam enviados com a máxima antecedência e organização. Apesar do avanço representado pela declaração pré-preenchida, sua eficácia depende diretamente da confiabilidade dos dados integrados. A responsabilidade final continua sendo do contribuinte. Por isso, o acompanhamento de um profissional e a revisão detalhada são essenciais para garantir que a declaração esteja correta e completa.
Contadores e contribuintes devem manter uma postura cautelosa, priorizando a revisão detalhada das informações antes do envio. A atenção aos dados, aliada ao suporte técnico adequado e à antecipação na preparação da documentação, é o caminho mais seguro para evitar transtornos, retificações e penalidades futuras.
Publicado por Juliana Moratto
Editora chefe Portal Contabeis
Fique por dentro dos nossos cursos e notícias disponiveis em nosso site.