Prezados,
Esse é um problema que foi detectado pela Receita Federal e o SERPRO (a empresa de processamento de dados) está solucionando.
Seguem as orientações para mitigar o problema enquanto não há uma solução definitiva:
PGDAS-D -Impedido por proteção Captcha Impedido por proteção Captcha. Comportamento de Robô bloqueado no período de
08:00 às 18:00
O uso do HCaptcha ocorre já há cerca de um ano, para impedir acesso massivo durante o dia. Eventualmente, o SERPRO detecta a necessidade de mudar a calibração da ferramenta. Já acionamos o gestor do PGDAS-D, que entrou em contato com o SERPRO.
Orientações enviadas pelo Fale Conosco com base em informações do SERPRO:
A Receita Federal implantou a ferramenta hCaptcha para evitar o acesso massivo ("robotizado") e garantir a estabilidade dos sistemas disponíveis na Internet. Essa mudança foi divulgada na notícia publicada no site em 28/08/2023:
https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/noticias/2023/agosto/gov-br-limitaraacesso-robotizado-para-garantir-a-disponibilidade-dos-servicos-publicos-digitais
O SERPRO monitora constantemente o ambiente computacional e faz eventuais ajustes. Há relatos quanto a uma prática utilizada nos softwares de alimentação automática em congelar, indevidamente, o cookie da aplicação PGDAS-D nos seus processos internos de emulação do browser, provocando a mensagem devido a cookie corrompido. Sugerimos que, nesses casos, o usuário verifique qual navegador o software utiliza e faça a limpeza dos cookies, conforme orientado no item 2, abaixo.
Caso a empresa utilize um desses sistemas, recomendamos que encaminhe um relato ao suporte técnico da empresa que o fornece, para que verifiquem a possibilidade de correção dessa característica, que prejudica o funcionamento do sistema de recepção. O uso desses sistemas não é proibido, mas a Receita Federal e o Serpro não se responsabilizam pelo funcionamento desses softwares.
Caso tenha algum problema na utilização dos sistemas da Receita Federal relacionado a isso, considere seguir as recomendações abaixo:
1. Atualização do Navegador: verifique se o navegador está atualizado para a versão mais recente. Às vezes, bugs são corrigidos em versões mais recentes.
2. Cookies e Cache: cookies e cache antigos podem causar problemas com hCaptcha. Tente limpar o cache e os cookies do navegador.
3. Extensões do Navegador: algumas extensões de bloqueio de anúncios, privacidade, ou VPNs podem interferir no funcionamento do hCaptcha. Tente desativar temporariamente as extensões e verifique se o problema persiste.
4. User-Agent: se estiver usando uma extensão ou uma configuração que altera o "UserAgent" do navegador, isso pode ser identificado pelo hCaptcha como comportamento suspeito. Reverter o "User-Agent" para o padrão pode ajudar.
5. Configurações de Privacidade: navegadores baseados no Chromium, como o Google Chrome e o Microsoft Edge, podem ter configurações de privacidade que bloqueiam rastreadores ou cookies de terceiros, que são necessários para o hCaptcha funcionar
corretamente. Verifique as configurações de privacidade e tente permitir cookies de terceiros.
6. Uso de VPN ou Proxy: VPNs ou proxies podem fazer com que o hCaptcha suspeite que seu tráfego seja de um robô, especialmente se muitos usuários estiverem usando o mesmo IP. Tente desativar o VPN ou o proxy para ver se isso resolve o problema.
7. Modo Incógnito/Privado: tente acessar o site no modo incógnito ou privado, o que pode ajudar a eliminar possíveis interferências de extensões ou cookies armazenados.
8. Reputação de IP: se o usuário estiver usando uma conexão com IP compartilhado ou dinâmico, o IP pode ter uma má reputação devido a atividades suspeitas de outros usuários. Isso pode levar a problemas com o hCaptcha. Nesse caso, reiniciar o roteador
(para obter um novo IP) ou contatar seu provedor de internet pode ajudar.
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