O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) abriu até o dia 6 de março as inscrições para a primeira edição do Exame de Qualificação Técnica de 2025. A aprovação é obrigatória para os contadores interessados em atuar como perito ou auditor contábil. As inscrições devem ser feitas no site da FGV Conhecimento e custam R$ 260 por prova — é possível tentar mais de uma habilitação.
Para se inscrever, é preciso ser profissional contábil, com registro ativo no Conselho Regional de Contabilidade. Os aprovados podem obter registro no Cadastro Nacional de Peritos Contábeis (CNPC) ou no Cadastro Nacional de Auditores Independentes (CNAI).
Os auditores habilitados estão aptos a atuar em instituições reguladas por Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Banco Central (BC), Superintendência de Seguros Privados (Susep) e Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc).
As provas são compostas por 25 questões objetivas de múltipla escolha e duas questões dissertativas. Os locais de aplicação serão divulgados pela FGV Conhecimento a partir de 28 de abril e as avaliações serão aplicadas em diferentes datas, conforme o cronograma:
5 de maio: Prova de Qualificação Técnica Geral
6 de maio: Prova de Qualificação Técnica Geral para Perito Contábil
7 de maio: Prova específica para auditoria em instituições reguladas pela CVM
8 de maio: Prova específica para auditoria em instituições autorizadas pelo Banco Central
9 de maio: Prova específica para auditoria em sociedades supervisionadas pela Susep
10 de maio: Prova específica para auditoria em entidades supervisionadas pela Previc
Será considerado habilitado o candidato que alcançar pelo menos 60% dos pontos das questões objetivas e das questões dissertativas.
A Contabilidade se aproxima do Direito em diversas circunstâncias, especialmente nas áreas de auditoria e perícia, que exigem conhecimento técnico sobre normas contábeis e legislação. Peritos atuam em processos judiciais com a elaboração de laudos técnicos e auditores independentes contribuem para a conformidade de empresas com as exigências legais.
Desde 2023, a FGV Conhecimento também é responsável por elaborar a prova e organizar a logística de aplicação do exame de habilitação do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), obrigatório para a atuação de contadores profissionais.
A instituição tem experiência consolidada na aplicação do Exame de Ordem da OAB, que certifica advogados para atuação no Brasil, há mais de uma década.
Além disso, a FGV Conhecimento também é encarregada pela execução do Exame Nacional da Magistratura (Enam), Exame Nacional de Cartórios (Enac) e do Concurso Nacional da Magistratura do Trabalho, todos de alcance nacional.
Clique aqui para se inscrever
Fique por dentro dos nossos cursos e notícias disponiveis em nosso site.